Uma ferramenta disponível no mercado

Captar fotografias 360° e criar os Tours Virtuais já foi um trabalho complexo no passado. Atualmente existem câmeras e softwares que permitem viabilizar facilmente a adoção desses recursos.

Hoje pelo mesmo valor de um smartphone, é possível adquirir uma câmera fotográfica de ótima qualidade que captura fotos panorâmicas 360° com apenas um clique (veja mais no artigo Conheça as câmeras 360° que estão conquistando o mercado imobiliário).

Para construir os Tour Virtuais é possível utilizar softwares como o MeuPasseioVirtual. Com ele é possível construir Tours Virtuais 360° e publicá-los online em questão de minutos. eja mais detalhes no artigo 3 passos para criar um tour virtual 360°. Ele ainda dispõe de uma versão mobile para Android e iOS.

Realidade Virtual

Grandes empresas estão investindo bilhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento de Realidade Virtual (VR). Isso faz dela a tecnologia mais promissora do mercado. O principal diferencial dela é permitir que as pessoas tenham a sensação de estar realmente presente em um ambiente virtual.

Ao vestir os óculos, a pessoa tem a impressão de ter sido teletransportada para um outro local, outro ambiente. E nesse ambiente virtual ela tem percepções realistas de espaço, profundidade e tamanho de objetos. Literalmente, ela visita o ambiente virtual.

Mas antes de começar a falar sobre a VR, lhe convido a ver e ouvir os depoimentos desse vídeo. Perceba a reação das pessoas ao ter contato com a Realidade Virtual e descubra a opinião delas a respeito (lembrando que elas são potenciais compradores de imóveis).

Benefícios para clientes e corretores

Você já parou para pensar na quantidade de visitas presenciais que são feitas sem necessidade? Deslocamento, gasolina, cliente ou corretor que desmarcam em cima da hora… Muito desse processo demanda tempo e esforço por parte do corretor e dos clientes. Só aqui já podemos validar as vantagens que a Realidade Virtual agrega no processo.

Ela tem nos mostrado que não é mais necessário que o cliente visite pessoalmente inúmeros imóveis para tomar a decisão da compra. Isso vai acabar com a visita presencial? Tenho certeza que não! Mas pense comigo: é muito mais fácil o cliente visitar dez imóveis virtualmente e somente depois visitar presencialmente apenas aqueles dois que ele mais gostou.

Ainda é possível atender o cliente de forma personalizada, levando até ele a possibilidade de visitar vários imóveis no conforto de sua casa ou em seu próprio escritório. Quem no mercado oferece um tratamento como esse aos clientes? Você (ou sua empresa) pode ser o primeiro.

Não é mais futuro, é presente

Assim como outras tecnologias, a Realidade Virtual já está começando a fazer parte dos novos hábitos e comportamento dos consumidores. Uma nova geração de pessoas está cada vez mais utilizando e demandado por tecnologias, onde os antigos paradigmas já não são mais aplicados. Para as novas gerações já é padrão a conexão via internet, é padrão utilizar smartphones e será padrão o uso da realidade Virtual.

Em pouco tempo a Realidade Virtual não será mais uma novidade, ela será o presente, o padrão de mercado, o mínimo esperado pelo cliente. Mas, ainda é possível sair na frente e “beber água limpa”! Pois se esperar muito, todos irão chegar juntos e você precisará disputar um lugar na “fila do bebedouro”.

 

Texto escrito pela equipe da Imersio VR