4G. Smartphones. Tablets. Street View. Facebook. WhatsApp. Realidade Virtual. A evolução tecnológica dos últimos anos nos permitiu acesso facilitado a inúmeras ferramentas. Hoje temos tudo na mão, na hora, no momento que quisermos. Já estamos acostumados com todos esses recurso. Na verdade, já criamos certa dependência deles.

Agora, falando exclusivamente do mercado imobiliário, você consegue perceber o quanto e como ele é afetado por essa evolução tecnológica?

Estamos todos conectados

A necessidade de estarmos conectados a todo momento fez com que ocorresse uma mudança em nossos hábitos e comportamentos de consumo. Isto inclui a forma como pesquisamos e compramos imóveis. Essa mudanças mexeram com os antigos paradigmas do mercado imobiliário! O que era verdade em um passado recente não pode mais ser considerado como tal no momento atual.

Embora seja inevitável e irreversível, percebo que uma grande parte das empresas (e dos profissionais do mercado imobiliário) não está atenta para as mudanças ou está fazendo “vistas grossas”, acreditando que terão sucesso no futuro atuando da mesma forma que o passado.

A mudança já ocorreu (mas poucos perceberam)

Usamos nossos smartphones a todo momento para ver notícias, pesquisar, acessar redes sociais, negociar com clientes, comprar, consultar endereços, etc… Todas essas ações que realizamos formam um conjunto de padrões de comportamento. Esses padrões foram identificados pelo Google como Micro Momentos.

Hoje, para se destacar no mercado é preciso entender como os potenciais clientes se comportam em cada um dos quatro  Micro Momentos e criar estratégias para impactá-los em cada um deles. Prospectar clientes por telefone já não traz resultados como antes. Trazer/levar o cliente até a imobiliária também já não é mais interessante. Passar o dia visitando imóveis também não é mais uma atividade que o cliente deseja realizar.

Tecnologia é fundamental

Percebo que o mercado imobiliário é cético quanto ao uso de tecnologias. É um setor onde a cultura e a crença em processos antigos continua muito forte. Muitos dos paradigmas existentes foram definidos décadas atrás, mas ainda são tratados hoje como sendo verdades absolutas. Recapitulando o que falei acima: o comportamento do consumidor mudou, logo, a forma de tratar com os clientes precisa ser adaptada.

Podemos pensar em várias formas de entregar aos clientes o que eles desejam, criatividade é muito importante! Mas, somente com uso da tecnologia conseguimos fazer a entrega de forma eficaz.

As novas tecnologias

Chegamos ao ponto principal deste artigo: mostrar como duas tecnologias podem ser usadas para maximizar os resultados do mercado imobiliário. Estou falando do Tour Virtual 360° e da Realidade Virtual. Infelizmente, grande parte das empresa e profissionais entram em negação quando falamos sobre essas tecnologias. É um ceticismo total.

Você sabia que o Tour Virtual 360° é uma ferramenta muito utilizada nos EUA há anos? Por aqui, algumas construtoras passaram a usar na apresentação de empreendimentos na planta, mas ainda está longe de ser algo comum entre elas. No geral, a maioria dos anúncios apresenta imóveis com fotos mal batidas ou de baixa qualidade, o que não desperta o interesse do cliente.

Tour Virtual 360°

Quando queremos visitar os pontos turísticos de uma cidade ou ir até um restaurante, damos uma “espiadinha” no Google Street View antes de ir ao local pessoalmente. Por que seria diferente com um imóvel à venda ou locação? Imagine poder visitar todos os cômodos e áreas externas de um imóvel sem a necessidade de ir até ele! Como consumidor, vejo que o Tour Virtual 360° traz uma série de benefícios e facilidades para quem está buscando um imóvel.

Quebrando paradigmas

Para fazer inovar é preciso pensar fora da caixa! Veja os seguintes benefícios que um Tour Virtual 360° pode proporcionar aos clientes e também aos corretores:

  • Os imóveis ficam disponíveis para visita 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Dezenas de clientes podem visitar os imóveis ao mesmo tempo (virtualmente).
  • Uma visita pode ocorrer logo na primeira hora da manhã, ao meio-dia, à noite ou até mesmo de madrugada. É o cliente quem decidirá quando e como pesquisar os imóveis.
  • Você não precisa reservar chaves nem competir por elas com outros corretores.
  • Nenhum cliente vai cancelar a visita em cima hora marcada (quando você já estava lá esperando por ele).

Esses são apenas alguns dos antigos paradigmas quebrados pela tecnologia.

Números nos ajudam a entender

Se ainda há alguma dúvida quanto às vantagens de utilizar Tours Virtuais 360°, talvez alguns números podem ilustrar melhor:

  • Páginas e anúncios com Tours Virtuais 360° recebem entre 40% e 50% mais cliques que em páginas e anúncios sem Tour 360°.
  • O tempo que os visitantes passam navegando em páginas e anúncios com Tours Virtuais 360° chega a ser 5X maior que em páginas e anúncios sem Tour 360°.
  • 41% das visitas feitas a partir de Tours Virtuais 360° em algum local geram uma visita presencial nesse local.
  • Hotéis aumentaram em 45% o número de reservas depois que passaram a utilizar Tours Virtuais 360° dos quartos e demais áreas comuns.
  • Uma pesquisa realizada nos EUA identificou que o uso de Tours Virtuais 360° nos anúncios de imóveis consegue reduzir em até 40% o tempo desperdiçado em visitas presenciais.

Números interessantes, não é mesmo? Conheça mais algumas estatísticas acessando esse artigo.