Com a facilidade que a internet nos trouxe, a forma como nos comunicamos mudou bastante, não é? E você já deve ter reparado que se há dez anos o telefone ainda era o principal meio de comunicação, hoje muita gente prefere ter uma conversa pessoal e profissional por e-mail.

E para um corretor de imóveis, esse contato inicial é decisivo no processo da venda. Nós sabemos que muita gente ainda não se acostumou ao “novo mundo digital” e sente dificuldade em atender alguém por e-mail. Por isso, hoje trouxemos dicas e exemplos de situações comuns na vida de um corretor, para você entender como é mais simples e eficaz do que parece.

A venda não vai ser feita online, mas pode começar: Você não precisa pensar “Nossa! Mas agora eu não vou nem mais ver meu cliente?”, porque não é isso que vai acontecer.

Na verdade, provavelmente você receberá um contato de alguém que conseguiu seu e-mail em um stand de vendas ou por alguma indicação e a partir daí você inicia o atendimento.

Saiba passar as informações necessárias: Se o primeiro contato for feito por e-mail, você precisa responder com informações suficientes para garantir um segundo contato por telefone ou pessoalmente. Por isso, não pense em simplesmente responder rápido e sim responder bem. Mas tenha estratégias: não passe valores, por exemplo, na conversa online. Assim o comprador tem motivos para te procurar outras vezes.

Ser educado faz toda a diferença: Você já deve saber disso, até mesmo porque a educação é fundamental em qualquer tipo de atendimento. Mas no quando você está respondendo dúvidas do cliente quem não está te vendo, é preciso ter o máximo de cautela. Imagine só, eu respondo seu e-mail sem demonstrar qualquer preocupação. Você ficaria interessado em fechar uma venda comigo? Provavelmente não. Então, demonstre interesse na dúvida e necessidade do seu cliente.

Responda com pessoalidade: Pense que quem está do outro lado é uma pessoa. Tente sempre usar “Olá Fulano, tudo bem?” ou terminar com “qualquer outra dúvida, pode me procurar!”. Isso, além de passar a ideia de interesse no atendimento, ainda faz com que a maior parte dos clientes sinta-se confortável em fazer a negociação com você.

Não escorregue no português: Quando seu cliente está lendo, é importante prestar bastante atenção na sua escrita. Muita gente perde a confiança no atendimento por erros de gramática. Você não precisa ser um doutor em língua portuguesa, apenas evitar erros simples. Por isso, trouxemos para você o “Guia Prático da Boa Escrita Comercial”. Nele você encontra erros comuns cometidos em atendimentos.


 

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