Recentemente o serviço de streaming mais famoso do mundo, a Netflix, liberou a 3ª temporada de uma de suas séries mais famosas e polêmicas, Narcos, que nas duas primeiras temporadas conta a história do surgimento dos cartéis colombianos de drogas e ascensão de um dos mais poderosos traficantes dos anos 90, Pablo Escobar. Já nesta nova temporada, a trama é voltada diretamente a um novo grupo de traficantes que assim como Pablo Escobar, ergueram um império, controlando não só bandidos, mas policiais, políticos apenas com persuasão e é claro, dinheiro.

Não sou a favor de nenhum tipo de droga e neste artigo, não vou enaltecer de forma alguma o uso ou a prática ilegal de venda de drogas. Mas sim, trazer para um olhar mais crítico, algumas das estratégias que fizeram com esses homens, se tornassem um sucesso na vida em que entraram.  Para isso vou citar algumas partes da trama, voltada para uma análise crítica de um vendedor, garantindo assim uma compreensão clara de como alguns pequenos detalhes são geniais e muitas vezes esquecidos por nós, do qual, faria toda a diferença em nossas negociações.

Como a 3ª temporada foi liberada agora, irei focar apenas nas duas primeiras, para não revelar nenhum detalhe.

Ter visão

Logo no início do primeiro episódio, vemos uma história, onde um “fracassado” fabricante de uma droga nova, escapa ileso da morte e volta para seu país de origem com um produto sem mercado e sem concorrente. Logo de início, vai procurar um traficante de mercadorias ilegais que por sinal já tinha um grande sucesso em seu ramo, principalmente por suas estratégias e conhecimento do mercado como um todo.

A primeira aparição do nosso vilão/personagem principal é de arregalar os olhos, pois em menos de 5 minutos ele consegue escapar ileso da polícia, com apenas uma única pergunta.

Logo depois, vemos ambos personagens juntos, negociando sobre este novo produto. Que por sinal, valia muito já em pesos. Contudo, a visão de Pablo Escobar, vendo um produto com valor alto, sugere vender onde a valorização seria muito maior, nos Estados Unidos.

Ao ver a chance de fazer lucros absurdos com um produto novo, nada mais justo do que procurar encontrar a melhor forma de fazer com que ele venda. Se você sabe o valor do seu produto, você entende onde ele pode chegar.

Então planeje todas as suas estratégias de vendas em torno de garantir que seu produto chegue aonde você o vê. Faça seu cliente enxergar o real valor oferecido e com certeza sua venda será um sucesso, assim como a sua marca.

Estar a um passo à frente de sua concorrência

Nesse caso, não vamos falar dos concorrentes do Pablo, mas sim da Polícia que estava perseguindo o personagem. Em todos os episódios, podemos ver claramente que informações são mais do que essenciais para que todo o negócio funcione. Pablo conhecia até a rotina da família de cada um dos policiais que tentavam se aproximar dele. Se algum estrangeiro suspeito chegasse a Bogotá, ele sabia e já se preparava para enfrentá-lo se fosse o caso.

Com as suas vendas funciona da mesma forma, se não conhecer o que seus concorrentes oferecem aos clientes e prevenir surpresas ao ir ao banco fechar uma negociação, certamente seu trabalho ficará perdido.

Imagine um cliente entrar em contato sobre uma casa, você preparar toda a documentação do imóvel e de última hora o vendedor desiste de vender a casa. “Mas poxa, aquela casa estava parada há tanto tempo e o cara desistiu de vendê-la agora?”

Mas quando foi a última vez que conversou com os seus clientes proprietários e criou uma boa relação com eles?

Um bom profissional é aquele que sabe todas as etapas de sua negociação, que criou uma jornada de compra do cliente exata e que está preparado para toda e qualquer eventualidade.

Crie uma equipe focada e talentosa

Todos possuem habilidades especiais com algo e com o empurrão certo, essas, podem ser exploradas da melhor maneira possível.

Em todas as etapas da série, vemos como os traficantes levam a droga para os Estados Unidos das maneiras mais inusitadas e o pior, isso deu certo! Nossa, como alguém pensou em colocar pacotes fechados de drogas em sacos de café, botijões de gás, assoalho de carros, deixar um avião com apenas o motor e banco para o piloto e transportar muito mais peso, levando assim uma mercadoria muito maior e lucrativa?

Com certeza Pablo Escobar não pensou nisso sozinho, aliás, ele nem precisava, pois ele fez a melhor coisa, escolheu uma boa equipe para ajudá-lo com isso. Bastou apenas uma visão de um produto com crescimento exponencial e montar uma boa equipe para fazer com que ele erguesse um império.

O mesmo se aplica a sua empresa, aos seus sócios e angariadores. Criar uma equipe focada, que leva o mesmo objetivo é garantia de sucesso. Um grupo que pensa junto pode criar as mais inusitadas formas de vender e dessa forma, se destacar dos concorrentes.

Saiba evoluir e aprenda com os erros

Vemos claramente no decorrer dos episódios, várias tentativas frustradas de vender as drogas e também algumas escorregadas que levaram a polícia, chegar até Pablo de forma mais rápida.

Isso levou ele a criar rotas de tráfico alternativas, deixar a polícia apreender uma parte pequena de sua carga para que outra muito maior passasse por outro lado. Até mesmo se entregar a prisão.

Você como vendedor, vai haver meses que suas vendas estarão abaixo das metas, seus concorrentes criarão meios mais atrativos de conquistar os clientes e parcerias poderão ser desfeitas, contudo isso não pode te parar, mas sim despertar sua imaginação para criar novas formas de alavancar seu negócio. Há espaço para todos no mercado, mas só se destaca quem souber evoluir.

Saber se inspirar com histórias, sendo elas boas ou ruins, é aprender, é absorver tudo que está sua volta e usar a seu favor aquilo que lhe é coerente. Narcos é uma excelente série que retrata o lado ruim de todas as pessoas, sendo elas policiais, políticos e é claro traficantes.

Mas então, o que achou, tem alguma lição que aprendeu com alguma série que gostaria de compartilhar conosco?

 


 

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