Toda decisão de compra vem acompanhada influenciadores que acabam por pesando na hora do cliente decidir comprar ou não.  Para isso, é sempre bom estar preparado para lidar com as mais diversas maneiras de se pensar, já  pessoas são diferentes e se não estivermos preparados para isso, certamente vamos falhar em muitos casos. Pensando nisso, nós do Simbo elencamos abaixo alguns fatores que influenciam na tomada de decisão.

Fatores sociais

As pessoas, por viverem em sociedade, são facilmente regidas pelos costumes impostos dentro de um grupo, acabam por se tornando referência e podem influenciar o consumo baseado em regras, inspirando as tomadas de decisões. É comum ver famílias que acabam sendo lideradas por um determinado membro e muitas vezes, a decisão dessa pessoa, é a peça chave para novas empreitadas.

O fator pessoal

Já os fatores pessoais englobam mais a parte financeira, estilo de vida, gostos e diversos outros pontos que muitas vezes são particulares de cada indivíduo. E como tudo na vida, estes fatores sofrem mudanças com o passar do tempo. Muitas vezes, por exemplo, jovens que vão morar fora para estudar adquirem uma percepção particular da vida, o que também influencia bastante nas tomadas de decisões.

Claro que também a vida profissional das pessoas e o que elas consomem, influenciam bastante nisso.

Grupos com poder aquisitivo maior do que jovens ou de casais com filhos, normalmente preferem lugares diferentes para viajar. As exigências baseadas em características pessoais podem mudar para algumas escolhas, mas no mercado imobiliário isso não acontece tanto.

Já que falamos de mercado imobiliário, pessoas que têm hábito noturno, como jovens, sempre preferiram lugares mais baratos ou próximos a estabelecimentos que abrem a noite, já que o acesso fica cada vez mais fácil. Por outro lado, um casal com filho, sempre vai procurar um ambiente mais tranquilo e longe de burburinhos para viver em paz. Esses exemplos são bem comuns no mercado imobiliário e principalmente em cidades universitárias, onde os grupos sociais sao bem divididos conforme a realidade em que vivem.

Fatores psicológicos

Estes são os que mais afetam na decisão de compra. Fatores psicológicos, quantas vezes nos deparamos com situações onde a pessoa se sente tão pressionada que não sabe como agir naquela tomada ação e acaba desistindo? Elementos como desejo, motivação, conhecimento influenciam a decisão de compra.

A motivação é totalmente ligada ao desejo de alcançar um objetivo, por isso sempre é tão usada a frase “sonho da casa própria”, quem não quer ter um sonho realizado? Isso motiva muitas vezes na tomada de decisão na hora de comprar ou financiar um imóvel.

O conhecimento do cliente também é um fator importante a cada passo que o conhecimento de uma pessoa aumenta, mais crítica e exigente ela se torna, deixando cada vez mais desafiador o atendimento, claro que isso é bom, pois você precisa mostrar o quanto é capaz de vender um imóvel e quanto seus produtos são bons.

Fator cultural

Os fatores culturais envolvem a cultura, a classe social e os produtos consumidos por determinado grupo. A cultura é bem parecida com questões sociais, porém são todas elas e também costumes herdados, gostos de um determinado grupo, preferencia de cores e de uso de objetos. Isso também é dividido por classes sociais como falamos, em um determinado grupo social, as escolhas e tomadas de decisões, muitas vezes são embasadas em tendências, devido a facilidade de acesso a vários modelos e gostos, acabam por se customizar bastante, exemplo disso, são as casas de padrão europeu, que muitas vezes, são lançados por empreiteiras, para conseguir atrair um grupo específico de compradores de poder aquisitivo alto, que se interessam por este tipo de arquitetura.

O que citamos acima, é apenas um exemplo de que existem vários fatores fora a questão monetária que influenciam na tomada de decisão e você como corretor, deve estar preparado para lidar com as mais diversas formas de ver o mundo. Ninguém é igual a ninguém. Por isso ao conhecer um cliente, saiba tudo sobre ele.

Só dessa forma, conseguirá ter êxito em sua venda. A compra é a percepção de que aquele objeto ou produto irá ajudá-lo a solucionar o problema. No momento em que conseguir passar essa imagem ao seu cliente, certamente a venda será bem sucedida.

Se quer saber mais dicas de como atrair seu cliente no momento de uma simples abordagem, acompanhe nosso blog, em breve teremos mais algumas excelentes dicas.