A área média dos apartamentos lançados nas grandes cidades vem caindo ao longo dos anos. Em São Paulo, por exemplo, a queda foi de 28% de 2007 para 2012, passando de 102,33 para 73,24 metros quadrados.

Ao contrário do que parece no primeiro impacto, esse dado não quer dizer, necessariamente, que os imóveis estão encolhendo. Isso significa, principalmente, que o volume de lançamentos compactos tem superado o de apartamentos maiores.

Na verdade, isso reflete o comportamento do consumidor que tem optado por imóveis compactos. As famílias são menores, cada vez mais, pessoas ou casais vivem sozinhos e, além disso, mesmo quem tem filhos, passa períodos menores dentro de casa. Escolhendo assim, projetos compactos, porém inteligentes, com área interna bem dividida e aproveitada, priorizando a área de lazer externa, que pode ser utilizada nos momentos de folga.

Para Luiz Claúdio Guarda, Gerente Comercial da Artenge, as construtoras têm buscado mais espaços de conviência e lazer. “São ambientes para receber amigos e familiares, como espaços gourmet, salão de festas e sacadas amplas com churrasqueira e para momentos de prazer e relaxamento da família. Nosso último lançamento, Artè Palhano, por exemplo, vem com diferenciais como: Praça dos Aromas, Jardim de Ipês, Piscina com raia, Espaço Zen com banheira de hidromassagem, Redário e Espaço Lounge. Essa tendência é a resposta ao que nosso cliente busca hoje em dia”, conclui

Fonte: Embraesp/Secovi-SP


TESTE GRATUITAMENTE