No novo cenário dos atendimentos comerciais, o envio de e-mail marketing pra clientes está presente em quase 100% das empresas. Para divulgar imóveis e serviços, imobiliárias costumam disparar mensagens eletrônicas para toda sua carteira de clientes e acabam tendo um resultado bem abaixo do que esperavam.

Pensando nisso, hoje vamos explicar um pouco melhor as razões pelas quais isso acontece e porque essa ideia de poupar tempo pode acabar sendo um “tiro no pé”.

Seu cliente pode não receber seu e-mail

O primeiro grande problema: seu cliente pode nem receber seu e-mail. Vamos te explicar passo a passo do envio das mensagens para você conseguir entender melhor como funciona.

Quando você escreve um e-mail em seu computador, ele é enviado por meio do servidor que controla a sua conta de e-mails (pode ser o UOL, o Gmail, o Hotmail ou algum outro), e este servidor, como qualquer outro computador ligado na internet, possui um “endereço de IP”, que funciona como se fosse a impressão digital dele, é uma marcação única daquele computador na internet.

Se este, ou qualquer outro servidor começar a enviar uma quantidade muito grande de  mensagens para contas que são controladas pelo mesmo provedor, este provedor pode entender isto como um envio de e-mail em massa, o famoso spam, e por este motivo bloquear todos os e-mails que se originarem deste servidor, recusando toda e qualquer mensagem enviada por este IP.

E não pense que você será punido ou bloqueado apenas pelo servidor que você enviou e-mails. As grandes empresas neste ramo do mercado conversam e compartilham estas informações para que, seu IP, uma vez bloqueado no servidor do Hotmail, não consiga entregar nenhuma mensagem para o Gmail, Yahoo e outros.

Os provedores e servidores fazem isto para evitar o máximo possível que a caixa de e-mails de seu cliente se encha de propagandas e mensagens indesejadas. Resultado: se você queria atingir um grande número de pessoas de uma só vez, talvez você não alcance nem metade do seu objetivo!

Suas mensagens podem ser irrelevantes

Além disso, o outro problema é que se você mandar a mesma mensagem para toda sua carteira de clientes, provavelmente estará cometendo um erro comum em muitas imobiliárias: não segmentar seu público. Assim, você tem um grande número de endereços eletrônicos recebendo suas mensagens, que muitas vezes não serão abertas. Por isso, o servidor pode entender que deve parar de entregar e-mails do seu IP.

Dois exemplos simples de como você pode fazer essa divisão e resolver pelo menos parte do problema:

E-mail com notícias de lançamentos: enviar somente para clientes interessados em novos empreendimentos.

E-mail com novos imóveis disponíveis para aluguel: enviar para quem solicitou receber esse tipo de informação.

Então é importante você buscar empresas especializadas nesse serviço, justamente porque elas contam com centenas de servidores para garantir que suas mensagens cheguem ao maior número possível de destinatários.*

Se você quer fazer parte da revolução do mercado imobiliário, baixe grátis nosso guia “Como implantar um CRM em sua imobiliária” e conheça esse modelo de gestão.

*Serviços de e-mail marketing e newsletters com os quais você pode trabalhar:

Em inglês

http://mailchimp.com/

http://www.aweber.com/

https://www.campaignmonitor.com/

 

Em português

https://www.mailee.me/pt

https://rockpigeon.com.br/

http://br.getresponse.com/