Quem trabalha com vendas, está sempre usando termos técnicos, siglas que ajudam a familiarizar-se com determinados tipos de negociações, métricas, e um infinidade de assuntos.

Isso é de extrema importância quando se trata de resolver algo internamente dentro da sua empresa, mas isso falha quando o assunto é seu cliente.

O que acontece é que com o passar do tempo, as pessoas tem se tornado menos robóticas e muito mais sensitivas, e isso não ficou diferente no mundo organizacional nem nas relações de compra e venda.

Por mais que usamos o máximo possível de uma postura profissional, o lado emocional e muitas vezes social, falam bem mais alto em determinadas tomadas de decisões.

Já visitou algum imóvel com um cliente e o mesmo ao entrar se sentiu muito mal, ou o porteiro do apartamento não estava em um bom dia e acarretou em uma péssima impressão que no final levou a não fechamento daquele negócio exclusivo? É algo comum de ocorrer, pois as pessoas estão cada vez mais se importando em se sentir bem, tanto no primeiro momento de contato, quanto em todo o processo.

Dar o melhor atendimento hoje é um diferencial para o seu cliente, mostre a ele o seu interesse, pensando nisso, aqui vai algumas dicas de como se ter empatia com seu cliente:

Faça seu cliente sentir confiança, crie algo pessoal

Muitas vezes falamos de Jornada de compra, que nada mais é, do que você ter preparado todas as etapas do Funil de Vendas do seu cliente já pré-definido. Isso é essencial para que tenha um bom atendimento e consiga fazer a venda fluir da melhor maneira possível.

Contudo, só isso não basta,  estamos lidando com humanos, pessoas que possuem sentimentos, gostos e vontades. Pensando assim, criar algo que regrado, sem curvas ou planos para se adequar a realidade atual, pode ser um tiro no pé na sua venda.

Para isso, esteja ciente de que você lidando com pessoas e que mesmo que possua jjá uma estratégia pronta, você precisará ter mais que isso, precisará saber e conhecer aquele no qual está atendendo, para direcionar suas forças e estratégias para cativá-lo.

Coloque-se no lugar do seu cliente

Nossas vidas estão cada dia mais agitadas, acordamos, cuidamos de nossos problemas em casa, vamos para o trabalho, corremos atrás de metas, pagamos contas, verificamos saldos, é uma loucura diária. Com nosso cliente não é diferente ele também está inserido nesse meio e cabe a você se portar como um ajudante dele neste momento, proporcionado uma boa experiência no momento da compra.

Garante a ele a facilidade de interpretação de burocracias, leve-o a ter vínculo com a sua imobiliária de uma maneira rápida e eficaz, gerando assim, um cliente fiel, podendo este indicar você a outras pessoas. Para isso, só um boa apresentação, tanto pessoal quando digital é de extrema importância.

Não venda, conquiste

Muitos corretores acabam trocando os pés pelas mãos no momento da venda, indo ao ponto de negociação rápido demais, isso pode assustar o cliente, fazer com que o valor não seja visto da melhor forma e acaba por sua vez, matando aquilo que poderia “estar no papo”.

Durante todo o processo, veja seu cliente como um amigo, conheça ele, saiba o que ele gosta, a família, os interesses e se puder, os problemas. É bem comum, alguns clientes desabafarem problemas pessoais para os vendedores, isso nos remete ao falamos agora a pouco sobre o cotidiano corrido e estressante, então saber ouvir seu cliente é importante.

Contribua para que a experiência em sua empresa seja satisfatória em todos os aspectos necessários, não vise apenas o lucro, mas sim uma boa propaganda e é claro um cliente fiel a sua marca.

As relações nos negócios vem se transformando a cada dia, tornando algo mais dinâmico e menos robótico. Só um bom vendedor, que sabe ouvir, entender e se colocar no lugar do seu cliente, conseguirá sem sombra de dúvidas vender mais. A propósito quem não quer ser mais que um vendedor? A cada dia o mercado está mais difícil de vender e se tornar algo inovador e que faça bem ao cliente, certamente trará um retorno absoluto.

 


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