Portais imobiliários, já são bem comuns entre corretores e imobiliárias, a cada hora são atualizados um número enorme de imóveis em seus bancos de dados e esses proporcionam uma ótima experiência tanto para quem está à procura de um imóvel para comprar quanto para quem pretende vender, servindo como uma alternativa de prospecção com ótimo custo-benefício.

Contudo, se você corretor, não souber como anunciar seus imóveis nestes portais, certamente será uma experiência fracassada, já que vários concorrentes anunciam imóveis ali e até mesmo, a unidade que está oferecendo.

O que vale a pena considerar na hora de escolher um portal?

Mas não basta escolher qualquer portal, assim como tudo hoje em dia é regido por tendências, no mercado imobiliário, seguimos o mesmo padrão e isso varia de região para região. As vezes em São Paulo, o portal mais comum é o mais ignorado  em Fortaleza, contudo o portal com maior acesso nessas duas cidades, são os mais procurados em Três Lagoas.

Levando essa realidade, você precisa pensar bem na hora de procurar um bom portal, ter pessoas experientes a sua volta, ajuda muito nessa hora.

Um portal imobiliário transmite confiança

Você tem um site bonito, sua fan page tem um número relevante de curtidas, sua logomarca é bonita, seu site aparece nas buscas do Google logo na primeira página. Ta, ok! Contudo, grande parte do público prefere buscar imóveis dentro de um portal, pois ali ele não vai ver só uma imobiliária, ali ele vai encontrar anunciantes de todos os cantos e aquele que tiver a melhor oferta, certamente vence.

Além do mais, todos podem ter um site, mas contratar um serviço especializado que tem como premissa oferecer a melhor escolha para o cliente é a oportunidade ideal para vender seu produto.

Mas vamos deixar de puxar a bola dos portais, todos sabemos o quão bons eles são para sua estratégia.

Não tem mistério, um anúncio de sucesso tem as mesmas qualidades de um anúncio de um site, só que lá a concorrência é maior, é variada, você está lidando com vários tipos de corretores e imobiliárias, cada qual com sua estratégia e objetivo. Então vamos lá!

Conheça o perfil dos seus clientes

Certo, você tem tudo que falamos acima sobre um site preparado para vender, mas e ai, você conhece o perfil do seu cliente? Ele são clientes de alto padrão, jovens universitários, MCMV, qual? A partir dessa definição, você vai economizar muito mais dinheiro.

Portais imobiliários não são baratos, então segmentar para saber quais imóveis você vai enviar para lá é muito importante, o giro tem que ser o mais rápido possível, pois se você pagar R$300,00 em um grupo de anúncio mensalmente e só vender 1 casa ou apartamento, logo logo, você vai perder receita.

Invista em mais de uma plataforma

Concentrar esforços em um canal pode parecer uma boa ideia até certo ponto, mas hoje, a quantidade de informação é tão grande que fazer isso é um tiro no pé. A cada hora buscamos informações em mais de um lugar diferente, então, você precisa estar em vários portais, só assim, garantirá que seu cliente te encontrará.

Alguns portais são gratuitos e outros oferecem um período de testes, isso é uma mão cheia para garantir um tempo de visibilidade “gratuita”, então aproveite.

Programe seu orçamento

Você segmentou sua carteira, sabe o perfil de seus clientes, selecionou os melhores imóveis da sua carteira, agora é hora de programar um bom orçamento. Portais tem um valor um pouco salgado então, ter em mente quanto gastará com cada um por mês é a melhor forma de não se perder e não perder dinheiro.

Vale lembrar, fique de olho no fluxo de visitantes que seus imóveis tem tido mensalmente nos portais. Se um portal está dando pouco resultado, a melhor alternativa é trocar o investimento por outro.

Faça anúncios atrativos

Criar anúncios realmente atrativos, com boas fotos de cada cômodo, da fachada, detalhes que farão com que seu cliente se sinta bem. Quando falamos de portais imobiliários, não basta pagar mensalidades e taxas para publicar os anúncios. É preciso gerar informações precisas, fotos de qualidade, e obviamente, dados para que os interessados entrem em contato.

Um portal pode ser a melhor forma de se você ser conhecido pelos seus clientes. Não é fácil hoje vender apenas com um site, você precisa ser visto em todos os meios possíveis. Para isso pense e crie as melhores estratégias para sua realidade.