Já teve alguma experiência chata com alguma empresa? Daquelas que ao sair você pensa: “Eu nunca mais volto aqui!” Todos nós já passamos por isso, não é? Mas já se perguntou se algum cliente seu, sentiu-se assim ao sair de sua empresa?

Mas como resolver isso, sabendo que muitas vezes nem sabemos como foi nosso atendimento, pois é relativo às exigências de cada pessoa.  Ninguém quer que seu cliente passe da sua porta, imaginando que nunca mais voltará ali.

Contudo, muitas vezes, seguimos pequenas regrinhas que destroem a experiência do cliente, essas, grande parte do tempo, ocorrem automaticamente, devido a rotina. Aqui em baixo citamos algumas dessas ações que certamente você ou algum corretor seu já fez e que eu tenho certeza que nunca mais ouviu falar daquele cliente que foi procurar sobre um imóvel.

1.  Não ouvir a necessidade do cliente

A pessoa entra na sua empresa procurando um serviço ou um determinado produto e recebe uma solução totalmente nada a ver com aquilo que ele gosta ou procura, chato né? Já passou por isso? Eu já.

No entanto, não adianta só culpar o vendedor, o peso não cai só sobre uma pessoa, mas sim sobre a empresa toda. Em geral, a atitude errada é fruto da falta de treinamento e da pressão sofrida.

Portanto, reveja como está treinando sua equipe, ela realmente foi preparada para atender o seu cliente final? Hoje, a falta de investimento em qualificação em equipe, pode ser o calcanhar de aquiles de uma organização e que levará a mesma ao fracasso.

2. Deixar de investir na experiência do cliente

No nosso ramo, enfrentamos uma questão muito importante e que deve ser levada a sério todos os dias. Você não é o único corretor que está vendendo aquele imóvel.

Com isso, o seu diferencial não será o produto, mas sim o atendimento e a boa experiência que a pessoa que vai comprar aquela casa vai ter.

E é nessa hora que se separa os corretores de imóveis dos Corretores de Imóveis. Parou para pensar nisso hoje? Que aquele cliente que falou que iria pensar e não conseguiu mais contato com ele, ele já comprou aquela casa com outra pessoa, só por ter sido bem atendido. Desde um “Olá!” até um bom café durante a reunião, cada detalhe importa.

“Cada vez fica mais importante investir na experiência do cliente. Muitas vezes é isso que o faz decidir de quem vai comprar” – Marcelo Scharra

Vale muito a pena reservar um tempo para se organizar para atender o seu cliente. Cada atendimento deve ser como um show, uma peça teatral onde a pessoa que vai apreciar, se sinta bem do começo ao fim. Isso marca e gera lucro.

3.  Não respeitar o tempo do seu cliente

Como é chato você fazer um orçamento em uma imobiliária, empresa, concessionária, algo que apenas foi feito apenas para ter em mãos os valores mais organizados para pensar na compra.

Mas o vendedor te liga sempre : “Oi Fulano, tudo bem? E aí, vamos comprar hoje? Olha, temos uma promoção de 10% o que acha?” Isso acaba sendo chato, se você é o vendedor que faz isso, que não deixa o cliente pensar, não PROGRAMA uma ligação, mas enche o saco do mesmo para vender, PARE!

Às vezes seu cliente quer decidir sozinho, se você não foi um bom vendedor no começo do atendimento, não tente se redimir ligando para seu cliente várias vezes na semana. Mas ligue, faça o seguinte, toda vez que terminar um atendimento, veja qual é o melhor dia para voltar a falar com ele, o melhor horário para ligar. Se ele disser, “Eu te ligo!” Aí temos um problema, pois você pode ter em mãos uma venda mal sucedida ou uma incógnita.

Para casos do cliente não querer um retorno. Envie apenas um e-mail, tente garantir apenas um contato “sem interesses”. Envie uma propaganda, mande um e-mail: “Fulano, estou com esse apartamento novo na minha carteira, ele é bem interessante e se encaixa no que busca, que tal dar uma olhada”. Criando esse tipo de rotina de contato, você não incomoda e ainda mantém-se lembrado pelo cliente.

4. Não ter uma Jornada do cliente bem definida

O mesmo se aplica a essa questão, falamos sempre disso e muitos corretores não dão a devida importância a uma Jornada do cliente adequada. Isso é triste, pois sem isso, você não sabe exatamente como agir.

Se você não ter preparado de antemão um pequeno “script” de como atender seu cliente, cada passo a ser seguido, o plano B, caso algo der errado. Ter aquela carta na manga é uma boa estratégia, pois quando se é pego desprevenido e não souber como agir. Meu amigo, sinto dizer, mas você ficará para trás.

Não deposite todas as suas forças na sorte, se previna, dê o seu melhor para seu cliente veja que você não é um simples vendedor. Você é um especialista em encontrar a melhor solução para qualquer problema.

5. Deixar de se importar com o pós-venda

Vendeu? Parabéns, mas seu trabalho não termina quando o dinheiro cai no seu bolso. Ai que você entra em outro desafio. Garantir que os primeiros passos do seu clientes após a venda, sejam bons.

Ligue para o seu cliente, envie alguns e-mails com conteúdos relativos a aquisição dele. Se mostre interessado em saber como está sendo a experiência dele nesses primeiros dias, se a venda foi boa, faça que seu cliente lembre de você depois de vender.

Já pensou que ele pode te indicar posteriormente? Essa é sua maior arma para garantir o sucesso no mercado. A experiência dos seus clientes.

 

Se você se viu em algum desses pontos, ainda há tempo de mudar e salvar algumas vendas. Nós também aprendemos muito com nossos erros aqui. Mas se formos mente aberta e admitirmos que estamos para trás em relação aos nossos concorrentes e buscarmos uma solução para isso. Certamente nos tornaremos melhores vendedores. Então repense suas estratégias.

 


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